Quem somos
ERPI e Centro de Dia de N.ªSr.ª da Boa Viagem
A ERPI Nossa Senhora da Boa Viagem é, como já foi dito, propriedade do Centro Paroquial de Ação Social da Moita, Instituição de Solidariedade Social sem fins lucrativos, pertencente à Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Boa Viagem da Moita, fundada em 1952 pelo Padre João Evangelista. Iniciou as suas atividades no mesmo ano na Moita, no antigo Edifício do Banco Totta e Açores, transitando para o então Lar de Nossa Senhora da Graça, em Sarilhos Pequenos, após o 25 de Abril de 1974.
O Centro de Dia iniciou-se em 1982.
Tem um acordo de cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal, possui capacidade para 50 utentes na resposta social de antigo Lar, e 5 na resposta social de Centro de Dia.
Funciona 24 horas por dia, tendo atualmente como residentes 45 senhoras e 5 homens.
Em relação ao Centro de Dia frequentam o mesmo 5 senhoras.
Dos 50 residentes, 30% são utentes dependentes, ou seja necessitam de auxílio para as tarefas da vida diária (lavar, vestir, deslocar-se e em alguns casos também para a alimentação), dos restantes 70% temos alguns que apesar de necessitarem de algum apoio conseguem vestir-se sozinhos e deslocar-se com o apoio de uma bengala ou canadiana, sendo os restantes pessoas autónomas.
Maioritariamente, são os idosos que vivem nesta ERPI naturais do concelho da Moita, havendo também um grupo de utentes de Sarilhos Pequenos, dado que, estando a estrutura inserida na comunidade local, dão os idosos preferência a um espaço da sua terra natal.
A média de idades situa-se nos 82 anos.
Edifício
O Edifício divide-se em cinco zonas distintas:
- Quartos – vinte e um quartos, sendo nove no R/C e uma enfermaria e onze no 1º. Andar,
- Casas de banho - nove casas de banho.
- Cozinha e refeitório
- Sala de estar.
-Zona dos gabinetes
- Lavandaria
Possui ainda um amplo espaço ao ar livre, quer na frente, quer nas traseiras do edifício.
A ERPI labora a partir das 7.00 h da manhã, para que todos possam estar prontos para o pequeno- almoço que é servido às 9.00h. O almoço é ao meio-dia, o lanche às 16 horas, o jantar às 18h.30 e a ceia às 21 horas.
Os residentes podem ser visitados entre as 10 horas e as 17h.30.