Jardim de Infância “ O Ninho” e CATL “O Barco”

A Moita é uma vila situada no estuário do rio Tejo, a sul, entre o Montijo e Alhos Vedros. A presença do rio, das lezírias e das salinas integra a vila da Moita na cultura ribeirinha do Tejo, da qual a fragata, o varino, o pescador, o campino, o touro e os camponeses são figuras de referência. Podemos dizer que retratam as atividades tradicionais desta zona.

É neste meio, em que a cultura mantém vivas tradições tão antigas, que se vão juntando outras influências exteriores, não se perdendo, porém, a identidade cultural de origem.

Neste contexto, a Igreja exerce também uma grande influência na comunidade não só em relação à sua vida espiritual e religiosa, como também na dinamização de várias formas de apoio social, em que a ação do Centro Paroquial se enquadra.

Considerando o movimento migratório que se tem registado nas últimas décadas tem a população que chega várias origens regionais, para além de outros, naturais de África, Brasil e países de leste, especialmente.

Na área educativa, lúdica e social tem a Moita estruturas importantes que merecem a nossa referência, fundamentalmente pelo trabalho que vêm desenvolvendo com a população jovem ou mais carente, estruturas com as quais mantém este nosso Jardim de Infância e Centro de Atividades de Tempos Livres relações de maior ou menor proximidade, destacando-se naturalmente a Igreja paroquial da Moita, a nossa segunda resposta social, ERPI e Centro de Dia de N.ª Srª.da Boa Viagem, a Santa Casa da Misericórdia da Moita, os Agrupamentos de Escolas da Moita e Fragata do Tejo, com uma escola secundária, sete escolas do ensino Básico do 1.º ciclo, seis jardins-de-infância e duas Escolas do 2.º e 3.º ciclos Fragata do Tejo e D. Pedro II, a escola profissional da Moita, a CERCIMB, com a qual temos um protocolo de cooperação, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, a Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, o Centro de Saúde da Moita e as Sociedades Filarmónicas Estrela e Capricho Moitense.

É ainda de referir a existência de outros organismos e instituições nomeadamente a CPCJ da Moita, o Tribunal da Comarca da Moita, a GNR, os Correios, a Repartição das Finanças, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Moita, o Centro Náutico, a Tertúlia dos Amadores da Moita, a Associação Tauromáquica Moitense, a Praça de Touros Eduardo do Nascimento e a Mutualidade da Moita.

Feita esta pequena apresentação, importa referir que a realidade socioeconómica das famílias das crianças que frequentam a Instituição situa-se num nível médio-baixo. Na sua maioria, são compostas por empregados por conta de outrem, auferindo salários mínimos; muitas vezes um dos cônjuges encontra-se desempregado. Há um número crescente de famílias monoparentais ou cujos progenitores estão ausentes, ficando as crianças a cargo de outros familiares, nomeadamente de avós. Tendo consciência de que a componente educativa favorece o desenvolvimento da criança, não podemos desvalorizar a componente de apoio à família, que, proporcionando um horário de funcionamento alargado, o fornecimento de refeições (almoço e lanche) e o acompanhamento nos trabalhos de casa também contribui para o bem-estar das crianças e do seu agregado familiar.

Edifício

- cinco salas de Pré-escolar com três grupos de constituição homogénea e dois de composição heterogénea;

- um refeitório

- duas salas de acolhimento,

- um salão polivalente

- dois recreios exteriores

- duas casas de banho para crianças,  duas para utentes com dificuldades motoras, mais duas para os colaboradores, - sala de primeiros socorros,

- biblioteca com acesso à informática,

- capela

- jardim

- secretaria

- no hall de entrada existem placards onde é afixada informação obrigatória, para além de outros onde são expostos trabalhos elaborados pelas crianças.